segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"Erro informático" - o novo bode expiatório

Ora hoje venho defender a "minha dama". O erro informático, o que é o erro informático?
Erro informático é o bode expiatório perfeito para tudo o que funcione mal ou dê a chamada "barraca" no serviço público.
Ora, nós na informático não utilizamos o termo "erro informático", ou se trata de um bug (erro no desenvolvimento da aplicação, com uma possibilidade quase infinita de origens) e há o chamado erro de utilização (que normalmente está situado entre a cadeira e o teclado de um sistema informático).
Pois bem, hoje de manhã, ouvi e li, que um "erro informático" estaria na origem de multas duplicadas na ANSR (Associação Nacional de Segurança Rodoviária). Isto quer dizer o quê? Quer dizer que uma pessoa que fosse multada e pagasse a multa na hora ao agente da policia, GNR, policia municipal, mais tarde recebe em casa uma notificação da ANSR a indicar que tinha uma multa para pagar (acrescido das custas judiciais).
O que eu acho estranho é que o sistema informático já está a funcionar desde 2007!!!! E eu quer-me parecer que as multas é algo com que aquele sistema lida todos os dias. Depois há uma afirmação de alguém ligado à PSP que se sentiu revoltado com toda a história, e penso que com razão, porque diz que as pessoas vão à PSP questionar onde está o dinheiro que elas pagaram e que desconfiam da seriedade da PSP... eu vou dizer algo estúpido, mas dá-me a sensação que não é só por isto que as pessoas desconfiam da seriedade da PSP e dos outros agentes da autoridade... acho eu.

De qualquer forma, essa pessoa, afirma que a ANSR deveria, antes de enviar os autos para casa das pessoas, verificar se a multa já foi paga ou não. Quer-me parece que este tipo de erro se situa entre a cadeira e o teclado.

Estes "erros informáticos" tem servido de desculpa para tudo, foi para a colocação dos professores, mais recentemente para o erro de colocação na secção de voto de eleitores de uma freguesia de Viseu, o alegado erro informático devia-se à utilização de uma Base de Dados desactualizada dos CTT.
Neste caso, tenho de alertar para o seguinte: não é o programador que toma a iniciativa de utilizar uma base de dados desactualizada para criar o sistema. Quem dá a indicação da base de dados a utilizar é o cliente, que aliás é o responsável pela actualização dos dados!!!

Só falta agora virem dizer que as pessoas operadas no Sta. Maria, aos olhos, ficaram cegas por causa de um erro informático...

Parece que já estou a imaginar o Sócras, caso não ganhe as eleições a atribuir a culpa ao sistema informático... "A culpa não é da minha arrogância, incompetência e prepotência, é do sistema informático"

Só vos digo uma coisa, um dia, nós "os informáticos" (conforme gostam de nos chamar) revolta-mo-nos e acaba-se a Internet. Voltam todos a comunicar via CTT ou pombos correio... Se calhar é melhor utilizar os pombos correio, porque a base de dados dele está sempre actualizada.

Notica no DN

Sem comentários:

Enviar um comentário